Sobrepeso e Obesidade

A obesidade é o acúmulo de gordura no corpo causado quase sempre quando a ingestão alimentar é maior que o gasto energético. A obesidade pode estar ligada a distúrbios alimentares, ao sedentarismo, a disfunções hormonais e ainda, à herança genética. Veja os principais conselhos de especialistas no tratamento da obesidade:

  1. Mantenha uma alimentação equilibrada

    A alimentação desequilibrada é um dos principais fatores relacionados à obesidade. Uma pessoa acima do peso provavelmente ingere muito mais calorias do que seu metabolismo é capaz de queimar. Por isso é importante contar com a ajuda de um nutricionista para elaborar um cardápio de acordo com suas necessidades e estilo de vida.

  2. Faça escolhas saudáveis à mesa

    Não adianta manter-se dentro das calorias previstas para o dia se os alimentos têm valor nutricional nulo. Aprender a montar um prato colorido com muitas frutas, legumes e verduras, e uma parcela menor de carboidratos e proteínas, faz parte da reeducação alimentar.

  3. Elimine o sedentarismo

    O método mais eficaz para perder peso é combinar exercícios aeróbios, como a caminhada, com exercícios resistidos, com a musculação. Antes de iniciar o treino, procure um profissional para não realizar movimentos incorretos ou exagerar na dose, o que pode gerar lesões.

  4. Controle a ansiedade

    Na maior parte dos casos a obesidade está ligada a disfunções emocionais. Como uma boa parte dos pacientes com obesidade sofre de ansiedade, estresse e outros problemas que podem levar à compulsão alimentar, pode ser importante incluir o acompanhamento de um terapeuta comportamental no tratamento.

  5. Evite repetir velhos erros após a perda de peso

    O paciente com tendência a ter obesidade não pode vacilar. Hábitos saudáveis adotados para perder peso devem ser mantidos mesmo após alcançar a meta. Comer bem, praticar exercícios e fazer check-ups no médico regularmente deve passar a ser regra durante a vida inteira.